A decisão de contribuir com o dízimo nasce do coração marcado por uma profunda experiência de Deus e pela consciência da pertença a uma comunidade concreta, na qual se vivencia a fé cristã. Portanto, dízimo é uma questão de fé e, por isso, sua contribuição é estável, periódica, assumida como um compromisso permanente.

De acordo com sua raiz etimológica, a palavra “dízimo”, quer dizer a “decima parte de algo”. Na experiência do povo de Deus, no Antigo Testamento, significava aquilo que o fiel “devolvia a Deus”, consciente de que tudo o que possuía, d’Ele recebeu (cf. Gn 14,17-20; 28,22; Lv 27,30).

No Novo Testamento, na comunidade cristã, o dinheiro era colocado aos pés dos apóstolos e, depois, distribuído a cada um segundo suas necessidades (cf. At 2,44-47). Além disso, a dimensão caritativa da vida cristã se manifestava na realização de frequentes coletas para o socorro dos necessitados (At 11,29; Rm 15,26-27; 1Cor 16,1-4; 2Cor 8-9; Gl 2,10).

Sendo assim, o dizimista, cumprindo o quinto mandamento da Igreja, expressa sua gratidão a Deus e a consciência de sua responsabilidade para com a comunidade em que celebra os sacramentos. Contribui para o sustento do culto (dimensão religiosa), das obras de evangelização e pastoral (dimensão eclesial e missionária), bem como, promove o socorro dos mais necessitados (dimensão caritativa).

Lembremo-nos de que Jesus se alegra com a oferta da viúva, não pelo valor, mas pela alegria e amor por ela revelados (cf. Lc 21,4). Como ensina São Paulo, “cada um contribua conforme tiver decidido em seu coração, nunca com tristeza ou por imposição” (2Cor 9,7). Seja dizimista!

A coleta do dízimo em nossa paróquia ocorre todo 2º Domingo de cada mês.

Dados para contribuição via depósito ou PIX

Agência: 1328

Conta Corrente: 12.586-5

Paróquia Santa Isabel Rainha

CNPJ: 63.089.825/0326-90  (chave PIX)

Menu