Acólitos e Coroinhas

Ser coroinha é ter a oportunidade de estar ao lado do altar quando o pão se transforma em carne e o vinho se torna sangue. É ter a possibilidade de ajudar Jesus a chegar aos corações dos membros da Igreja.  O coroinha é o menino ou menina que, nas Igrejas, ajuda no serviço litúrgico da Missa. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e também o Diácono.

Qual é a importância do Coroinha na Celebração?

O trabalho realizado pelos coroinhas durante a celebração é de muita importância, pois ajuda no andamento da celebração e para que tudo saia dentro do planejado. O padre teria certa dificuldade para celebrar a liturgia com toda a dignidade que ela merece sem o auxílio dos acólitos e coroinhas, como por exemplo no ofertório, ou durante a oração eucarística, momentos nos quais a ajuda dos coroinhas é muito necessária para o sacerdote. Os coroinhas, com seu zelo, com seu cuidado com a liturgia, ajudam a “embelezar” a celebração e contribuem para que a assembleia entre no mistério da celebração que participa.

Diferença entre o coroinha e acólito

A diferença entre coroinha e o acólito se dá basicamente pela idade. Os dois, tanto o coroinha, quanto o acólito, desempenham a função de ajudar no serviço do altar, auxiliando os celebrantes na condução das missas. Outra diferença é que os acólitos são instituídos pelo bispo, e os coroinhas não.

Informações

Para participar do Grupo de Coroinhas, a idade mínima é de 5 anos, e do Grupo de Acólitos, é de 13 anos.

Podem participar crianças, adolescentes e jovens que já tenham sido batizados.

Menu