Advento e Natal Cristão em família – Orientações

Durante o Advento, preparamo-nos para celebrar bem o Natal de Jesus. Em nós reaviva-se a certeza de que não estamos sozinhos no mundo.

O Deus da esperança caminha conosco e conduz a história; também acompanha a nossa vida pessoal e nos ajuda a superarmos os males e a alcançarmos a felicidade e a vida plena.

O Natal celebra na fé o fato mais extraordinário já acontecido entre nós: o Filho de Deus se fez homem por meio da Virgem Maria, para santificar este mundo e nossas pessoas mediante o Mistério da sua admirável Encarnação. Nosso Deus é “Emanuel”, Deus conosco. Ele está no meio de nós!

Para preparar e celebrar o Natal com fé e alegria cristã, convidamos cada família – e cada um em particular – para os seguintes exercícios:

Durante o Advento

– participar da Missa com frequência, sobretudo cada domingo;

– celebrar em família a Novena do Natal;

– preparar um presépio em casa, com as figuras do Natal, conforme Lc. 2,6-20 e Mt. 2,1-12, mas ainda sem o Menino Jesus;

– quem tem comércio, preparar também um presépio cristão em sua loja ou estabelecimento de trabalho;

– os pais falem aos filhos sobre o Natal cristão e seus simbolismos. Não deixe escapar esta bela ocasião para uma catequese, nem permitam que Papai Noel tome o lugar de Jesus no Natal;

– fazer uma boa Confissão antes do Natal. Informar-se sobre os horários de confissão em sua paróquia/igreja;

– participar de ações de solidariedade neste tempo: Natal é notícia boa para todos, mas especialmente para quem sofre;

– fazer seu gesto concreto de apoio à evangelização, na coleta da Campanha para a Evangelização, no 3º domingo do Advento. A Igreja precisa da ajuda e participação concreta de todos na missão de anunciar: “Nasceu hoje para vós um Salvador”; “Deus está no meio de nós”!

– Preparar-se para participar com a família da Missa no Natal; sem a Missa, fica faltando algo importante no Natal dos cristãos;

-Cada dia do advento, fazer as leituras previstas para as missas.

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu