Campanha da Fraternidade 2017

Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”
Lema: “Cultivar e guardar a criação” (cf. Gn 2, 15)

O cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil em imagens características de cada região do país, evidenciando a beleza natural do país, onde pode ser identificados os seis biomas brasileiros. O cartaz também mostra o cenário, com os personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Não podemos nos esquecer de citar também a preocupação e o alerta para os perigos da devastação em curso, despertando a atenção da população brasileira para a criação de Deus.

O texto base da Campanha da Fraternidade 2017 está divido em quatro capítulos, a partir dos métodos de ver, julgar e agir fazendo uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais, o texto base também traz diversas reflexões nas perspectivas de São João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco.

A Igreja se preocupa com a sustentabilidade e preservação da natureza destacando ainda a defesa da vida de todos os seres.

A comunidade não deve ficar alheia a estas ações na sociedade, portanto toda a igreja deve formar pessoas esclarecidas e capacitadas para construir uma sociedade melhor e mais justa sem nos esquecermos do presente que Deus nos deu, a natureza!